Matérias

Importância da avaliação da qualidade das águas subterrâneas na região afetada pelo rompimento da barragem

Publicado em 08/02/2021

Durante o processo de mineração, ocorre a separação dos metais de interesse e os rejeitos gerados (descarte) por vezes são acumulados nas barragens, potencializando a concentração de metais e metalóides, sendo alguns deles tóxicos.

Pesquisadores do Projeto Brumadinho UFMG realizam trabalho de campo em municípios atingidos

Publicado em 03/02/2020

O Projeto Brumadinho UFMG é composto por 67 subprojetos que buscam identificar e avaliar as necessidades emergenciais das populações atingidas pelo rompimento

[IMAGENS] Subprojetos da veterinária realizam coletas em campo!

Publicado em 29/01/2021

Os primeiros projetos da veterinária a entrar em campo foram aqueles que preveem a coleta de amostras biológicas, como sangue, pelo, fezes e urina, para exames toxicológicos e histopatológicos. Após os testes, será possível compreender o impacto do desastre ambiental de Brumadinho na saúde dos animais que vivem na região do Rio Paraopeba.

O subprojeto 05 está realizando a captura dos animais silvestres nas matas, por meio da colocação de armadilhas, pela busca ativa e por armadilhas fotográficas.

Roceiros e mateiros, atenção: a ciência precisa de vocês!

Muitas vezes, temos a impressão de que ciência é algo que só acontece dentro de laboratórios e em universidades, longe da realidade do trabalhador rural. Entretanto, os conhecimentos locais e tradicionais são muito importantes para o sucesso da ciência. Entenda mais sobre isso!

Publicado em 29/01/2020

 

Agrupando Municípios por Semelhanças e Tipos de Impactos: a análise de Cluster

Em muitos estudos que serão realizados pelo Projeto Brumadinho UFMG, os pesquisadores indicam que seus projetos vão realizar uma análise de Cluster. O que isso quer dizer? 

Publicado em 18/01/2021

A palavra Cluster é um substantivo que vem do inglês e pode ser traduzida por grupo de coisas ou de características semelhantes; agrupar/agrupamento; um grupo de casos; um subgrupo.

Entenda o que é o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB)

Publicado em 15/01/2021

O objetivo do Subprojeto 38 (Condições de Saúde da População II) é analisar as condições de saúde da população e uso dos serviços de saúde nos municípios atingidos pelo rompimento da bar

Intoxicação por metais pesados em animais: O seu gado está em risco?

A contaminação por metais pesados é muito prejudicial à saúde humana e pode até mesmo levar à morte. Você sabia que os animais também podem ser vítimas desse tipo de intoxicação? Entenda como isso acontece e como você pode proteger a sua criação!

Publicado em 11/01/2020

Bilhões de toneladas de metais pesados são emitidos anualmente devido às atividades industriais, esgotamento irregular e interferências humanas. Esses metais, assim como alguns metaloides similares, são altamente reativos e bioacumulativos, ou seja, são substâncias que o organismo não consegue eliminar.

O que é o Sistema Único de Serviço Social?

Entenda mais sobre os projetos e programas fornecidos pelo SUAS

Publicado em 08/01/2021

O subprojeto 50 do Projeto Brumadinho busca avaliar os efeitos da ruptura da barragem da Mina do Córrego do Feijão sobre os serviços de proteção social dos municípios atingidos. Uma parte importante do projeto está relacionada ao SUAS - Sistema Único de Serviço Social. Mas do que ele se trata?

O que é e para que servem as técnicas de cromatografia e espectrometria de massas?

Conheça esses dois procedimentos analíticos e entenda sua importância para a compreensão dos impactos do rompimento da barragem em Brumadinho

Publicado em 21/12/2020

O rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, bem como seu consequente derramamento de rejeitos, impactou a qualidade dos recursos naturais da região, atingindo mais de 20 cidades em Minas Gerais.

Perdeu acesso à assistência social? Entenda como os serviços de proteção social foram afetados pelo rompimento da barragem

Publicado em 15/12/2020

O rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, afetou a vida das pessoas e a oferta de muitos serviços públicos, como por exemplo a saúde, a educação, os transportes e os serviços de proteção social à população.