Subprojetos
O Projeto Brumadinho UFMG é composto por subprojetos, agrupados em quatro áreas temáticas: Meio Ambiente, Infraestrutura, Socioeconômico e Saúde da População. Atualmente, o Projeto Brumadinho se desdobra em 67 subprojetos que têm por objeto diferentes aspectos e dimensões dos múltiplos impactos econômicos, sociais, culturais e ambientais, bem como das perdas e danos (materiais e imateriais), infligidos às populações atingidas pelo rompimento da barragem, em Brumadinho. Estudos e pesquisas complementares poderão ser objeto de chamadas para novos subprojetos.
Identificar e avaliar as necessidades emergenciais das populações atingidas, decorrentes das perdas e danos socioeconômicos, ambientais, na saúde, na educação, nas estruturas urbanas, no patrimônio cultural material e imaterial, dentre outros impactos de curto, médio e longo prazos, em escala local, microrregional, mesorregional e regional.
Apresentar as necessidades de plena e justa reparação dos danos e perdas, recuperação e reconstrução em Relatório de Avaliação Consolidado e desenvolver Plano de Recuperação.
Municípios
As pesquisas realizadas pelos subprojetos possuem como área de referência 19 municípios definidos previamente pelo Juízo, que se estendem de Brumadinho até a represa da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo.
A região de referência (municípios atingidos) compreende os seguintes municípios selecionados: (1) Betim, (2) Brumadinho, (3) Curvelo, (4) Esmeraldas, (5) Florestal, (6) Fortuna de Minas, (7) Igarapé, (8) Juatuba, (9) Maravilhas, (10) Mário Campos, (11) Martinho Campos, (12) Papagaios, (13) Pará de Minas, (14) Paraopeba, (15) Pequi, (16) Pompéu, (17) São Joaquim de Bicas, (18) São José da Varginha, (19) Sarzedo.