O que é uma análise sociométrica e como ela ajuda a compreender os impactos nos serviços de proteção social?

Ao se falar de análise de redes, é possível que pensemos quase imediatamente em estudos sobre as redes sociais virtuais que estão tão presentes na vida contemporânea. De fato, estudos nessa área vêm se tornando cada vez mais populares, identificando questões sobre os algoritmos (linhas de códigos digitais) que estruturam as plataformas que usamos tão frequentemente, tais como Instagram, Whatsapp, Youtube, Twitter e tantas outras. Esse tipo de pesquisa, no entanto, é apenas um desdobramento dos estudos da sociometria.

A análise sociométrica é um campo de pesquisa estrutural de rigor científico, utilizada há quase cem anos por pesquisadores no mundo inteiro para investigar como indivíduos são enxergados dentro de um grupo, ou seja, como essas pessoas se relacionam. A partir dessa análise, é possível identificar possíveis líderes de uma comunidade, pessoas que são rejeitadas por ela ou aqueles que são mais populares dentro do coletivo.

Como isso é feito? Bem, para realizar essa análise, o pesquisador segue uma série de medidas que servem como métricas na realização do levantamento. No Brumacast #22, que você pode ouvir abaixo, o professor Eduardo Moreira Silva exemplifica de forma didática o processo.

 

 

A Aplicação da análise de redes no Subprojeto 50 - Serviços de proteção social

No Projeto Brumadinho UFMG, a análise sociométrica – ou análise de redes – está sendo utilizada no Subprojeto 50, para identificar impactos que os serviços de proteção social sofreram em consequência do rompimento da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão. Para isso foram coletadas respostas a um questionário (survey) online, que levantou os dados para viabilizar a análise de redes de atores e instituições formadas em torno da política da proteção  socioassistencial nos municípios abrangidos pelo Projeto. Também serão realizados grupos focais na região para identificar possíveis atores e instituições, que por algum motivo não foram indicados no survey.

A partir desse ponto, será possível realizar a análise no intuito de mapear a rede de pessoas e instituições relacionadas aos serviços socioassistenciais dos 19 municípios pesquisados, bem como as interações entre si. O objetivo desse processo é identificar o tipo de conexão existente entre os equipamentos, os serviços e as organizações da Rede formada pelas respostas aos questionários e grupos focais, além de mapear suas dinâmicas, rotinas e fluxos de interação estabelecidos entre os equipamentos públicos e privados, programas e serviços da Rede Socioassistencial, nos municípios, no período anterior ao desastre ambiental. 

A análise sociométrica também pretende realizar um diagnóstico sobre as rotinas e os fluxos atuais da rede de proteção socioassistencial, no intuito de avaliar, no momento posterior ao desastre, quais foram as alterações nos serviços, de modo a sugerir aprimoramento das rotinas e dos fluxos de interação entre atores e organizações da Rede dos municípios.